Educação

Equipe da 8ª CRE percorre escolas e pede que alunos desocupem as instituições em 48 horas

"

Uma equipe da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ªCRE) está percorrendo as oito escolas estaduais de Santa Maria que estão ocupadas por estudantes. De acordo com a assessora jurídica da 8ª CRE, Maria Teresa Alves de Souza, o pedido é que os alunos deixem os prédios ocupados em 48 horas, para que as aulas possam ser retomadas na segunda-feira. 

O documento faz parte de uma segunda proposta elaborada pela Secretaria Estadual de Educação, na quinta-feira. De acordo com o documento de duas páginas, esse é o encerramento das negociações com os alunos – elas devem ser retomadas só depois da liberação dos prédios. 

A assessora jurídica comenta que um dos vices-diretores da Escola Manoel Ribas relatou preocupação com a segurança no entorno do colégio e dos alunos. 

– A direção do Manoel Ribas relatou que muitos poderiam pular o muro da escola à noite _ relata Maria Teresa.

Na audiência de conciliação que reuniu representantes do governo do Estado e de estudantes no Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), na quarta-feira, o secretário Luís Antônio Alcoba de Freitas recebeu uma pauta de reivindicações.

Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

A Seduc se compromete a instituir um fórum de melhoria da educação pública e reforça a possibilidade de repasse de R$ 40 milhões para reparos na infraestrutura. 

 A retirada do PL 44/2016 (interpretada pelos críticos como uma tentativa do Piratini de privatizar o ensino e outros serviços públicos) e do PL 190/2015 ("Programa Escola Sem Partido") não é confirmada. Mas o documento da Seduc promete retirar o pedido de tramitação do tema com urgência na Assembleia Legislativa, para que o assunto possa ser discutido de forma mais ampla.

Conforme Marcos Prestes, presidente da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (Uges), a proposta avança ao sinalizar para a recomposição imediata de professores na rede estadual. Outro ponto importante é que o documento deixa claro que não pretende criminalizar as ocupações, observa Marcos. 

Entretanto, é incerto se a proposta será suficiente para terminar com as ocupações, acredita.

Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Em Santa Maria, estão ocupadas as escolas Cilon Rosa, Augusto Ruschi, Margarida Lopes, Olavo Bilac, Maria Rocha, Walter Jobim, Tancredo Neves e Manoel Ribas, a última a ser tomada pelos estudantes, na quarta-feira. 

A ocupação da escola ocorreu um dia depois de as instituições receberem a primeira visita de integrantes da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), que levaram um documento aos alunos na intenção de negociar que os prédios fossem desocupados.

Na quinta-feira, representantes das ocupações em Porto Alegre entregaram ao governo do Estado uma contraproposta, assegurando que os estudantes não deixarão as escolas.

A equipe da 8ª CRE também vai visitar a ocupação da Escola Bom Conselho, em Silveira Martins. 

Leia aqui a carta elaborada na quinta-feira pela Secretaria Estadual de Educação e entregue nesta sexta-feira.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Médica se afasta de posto após reportagem que flagrou não cumprimento da carga horária

Próximo

Operação apreende mais de duas toneladas de carne imprópria para consumo em Cruz Alta

Geral